domingo, 9 de setembro de 2012

Artigo: DMC: Devil May Cry - O que esperar do novo episódio da série?





O que esperar do Reboot mais polêmico da história?




Desde 2011 uma polêmica vem assolando no mundo dos games: O reboot de Devil May Cry! Sim, uma das melhores franquias da geração passada vai passar pela sua primeira repaginada, mas sem uma boa perspectiva. Bom, pelo menos isso é o que os fãs mais antigos da série vêm falando!

Mas por que tanta implicância?

Na atual geração, três grandes produtoras que já foram às favoritas do publico vem sofrendo duras criticas da comunidade gamer: Eletronic Arts, Actvision e Capcom. Parte das criticas são devido à forma inescrupulosa como as empresas cobram dos jogadores através de seus conteúdos extras (os DLC´S); como se já não pagássemos caro o suficiente para ter o jogo original, ainda temos de pagar pelos extras. Mas o caso da Capcom é um pouco mais profundo. Além das DLC´s a empresa vem reformulando drasticamente suas séries, como Resident Evil, que abandonou totalmente o terror pra ser um jogo mais focado na ação. Já Devil May Cry o reboot está a cargo de um estúdio americano, a Ninja Theory.

E daí? O que tem a Ninja Theory com isso?

Tem tudo haver! Para os fãs, a Ninja Theory está abusando demais da boa vontade de todos e, simplesmente, destruiu tudo que havia de melhor da série. O maior alvo de criticas dos fãs está no novo visual do protagonista, Dante. Conforme divulgado pela Capcom e pela Ninja Theory, de um roqueiro de atitude e caçador de demônios, Dante passou a ser um modelo "afeminado" com o visual de um potencial fã de Restart. Não da pra deixar de sentir uma diferença gritante ao comparar o Dante dos quatro primeiros jogos com o atual!

A esquerda o Dante mais jovem de Devil May Cry 3 (2005) e a esquerda, com a
placa de Limbo City, o novo Dante de DMC!


E não é só o visual que está reformulado, como também a origem do herói. Até agora nada foi dito sobre Sparda, Eva ou sobre a firma que faz o demônio chorar. Em vez disso, já foi divulgado que Dante trabalha como modelo publicitário e é metade demônio, metade anjo (e cadê a metade humana dele?). O enredo completo ainda não foi divulgado: No game, Dante aparece como um rebelde que será perseguido por crimes que não cometeu, ao mesmo tempo terá de lidar com demônios que fazem parte de seu passado. Todas as informações divulgadas até o momento nos levam crer que todo o universo dos jogos passados foi riscado da cronologia da série. Até o momento foi divulgado que Virgil, irmão gêmeo e principal inimigo de Dante, estará no jogo, mas também não foi esclarecida sua importância na misteriosa trama de DMC, apenas um visual tão duvidoso quanto o de Dante.

Virgil: Ainda sem muitas informações divulgadas.


Mas e o jogo! Ele promete?

Apesar das duvidosas mudanças no enredo e no visual dos personagens, DMC ainda não fez feio em nenhum gameplay divulgado pela empresa até agora. Como todo o resto do jogo, a ambientação está bem menos pesada. Nos gameplays podemos ver Dante sendo observado por câmeras demoníacas por toda a cidade, algumas ganhando vida. Os momentos de plataforma contam agora com o auxilio de uma corrente que o protagonista pode usar para se engatar em novas plataformas, ou até mesmo usar para puxar inimigos. Até agora já foram mostrados muitos vídeos, mas nenhum cenário parece ser tão sombrio quando dos games passados. No entanto não chegam a ser feios e parecem entrar no contexto (seja lá qual for) que DMC propõem. No que diz respeito aos combates, tudo parece igual; combos viscerais, sangue pra todo lado e demônios sendo estraçalhados por um Dante que parece continuar tão irônico quando o jovem caçador de Devil May Cry 3. Mas mesmo os incríveis gameplays ainda foram insuficientes para convencer os fãs de que um autêntico Devil May Cry está a caminho!

E ai, quem ta certo, e quem ta errado?

Dá pra entender perfeitamente porque os fãs mais antigos se chocaram com esse visual meio Happy Rock de Dante. Eu mesmo também levei um susto quando vi! Sabemos que uma das características mais marcantes de Devil May Cry é justamente ter um protagonista tão “fuck you” e descolado como o velho Dante. Realmente ainda não sabemos se aquele jeitão moleque que cativou os fãs vai estar presente no jogo (A Ninja Theory jura que sim!) e também não da pra falar se o jogo vai ser ou não ruim.



No final, após tantos vídeos que já foram divulgados, eu realmente estou ansioso por esse novo jogo. DMC: Devil May Cry está previsto pra ser lançado em 2012, com versões para Playstation 3, X-Box 360 e PC, e já estou preparando minha máquina pra desfrutar desse novo título da série. A Save Point BR pretende ficar de olho em todas as novidades do jogo e postá-las aqui no Blog. Até lá, que tal conferir alguns dos vídeos já divulgados do jogo e tirar as primeiras conclusões do que está por vir?



 Trailler divulgado na Games Com 2012, o encontro de Dante e Virgil


Um pouco do Gameplay de DMC



Artigo escrito por: Lipe Vasconcelos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário