terça-feira, 9 de outubro de 2012

Sete maneiras tensas de morrer!


Nada mais frustrante do que passar horas e horas tentando passar daquela parte espinhenta de uma fase e acabar vendo uma tela de game over, certo?  Pior ainda, é estar quase derrotando o Shao Khan, e quando ele ta com aquele pontinho só se energia, um combo devastador coloca o Scorpion ao chão. Se isso aconteceu com você, desligue o console e veja que você não é o único =/

A Save Point separou as ste situações mais tristes, tensas e irritantes que podem acontecer com todo o humilde jogador. Será que você já teve a infelicidade de sofrer um desses infortúnios?


Botão errado no QTE.



A sexta geração de games acabou trazendo uma mecânica que ficou muito popular: Quick Time Events, aquelas cenas interativas, em que você deve apertar o botão certo no momento certo. Isso meio que se tornou padrão nos atuais games de ação do mercado.

No entanto, o QTE consegue ser bem irritante em alguns jogos. O primeiro episódio da série God of War foi o que mais popularizou esse recurso, mas seu sistema era bem rigoroso, bastando demorar um segundo que você perdia a sequência. Pior mesmo é quando errávamos no botão final, e víamos Kratos ser trucidado, sim! Por que em muitos casos, errar um QTE é sentenciar a própria morte.

Resident Evil 4 também tem suas sequências interativas, e aqui são piores, por que costumam mudar a cada game over, e praticamente todas elas nos levam a uma tela de game over caso um erro seja cometido.

Sem itens de cura na hora de enfrentar um chefe.

Comprar itens de cura e equipamentos é padrão de qualquer RPG, desde o Pokemon ao Skyrim. Nada mais divertido do que acumular dinheiro para estocar poções, antídotos e remédios para os momentos tensos de sua busca pela princesa, ou pelo cristal que vai salvar o reino do caos.



Mas sempre tem aquele momento de orgulho, quando nosso grupo está em um nível de experiência alto e os inimigos da fortaleza já não incomodam. Tudo passa a correr muito bem! Batalhas são vencidas facilmente, e nada poderá deter o guerreiro e seus amigos na sua luta pelo mundo. Mas quando nos deparamos com o chefe do calabouço vem à surpresa! O mago do mal está 6 níveis mais poderoso que sua party, e o seu orgulho tolo não o fez verificar seu inventário. Zero de poções, zero de antídoto, zero de tudo! Sim, meu amigo! Você está condenado a perecer nas mãos do feiticeiro do mal por que se empolgou demais com seu nível e não comprou itens para enfrentar o combate! O mesmo acontece com frequência em Pokemon, antes de enfrente a Elite dos Quatro, ou o Gary.

Camper desgraçado!



Jogadores de FPS sabem muito bem do que estamos falando. No calor da guerra, no meio de um tiroteio furioso, sempre tem aquele covarde que prefere montar acampamento a dar as caras no combate franco. O mais desagradável disso é que essas situações covardes são comuns em partidas multiplayers. Era de se esperar que o computador tomasse uma atitude tão arregona, mas um jogador? Aff... Bala no desgraçado!

Fases aquáticas.



Não importa qual a geração, ou console, que você joga: fases aquáticas serão sempre fases aquáticas, ou seja, irritantes pra cacete! Os controles ficam mais pesados, mais lentos e os inimigos mais chatos. Em alguns jogos, pelo menos, podemos ficar debaixo d´água tranquilos; em outros ainda há o oxigênio, que vai se esgotando lentamente. Quem nunca ficou rezando pra bolha de ar do Sonic surgir logo do chão? Alguém lembra daquela lenda de “aperta pra baixo várias vezes que a bolha vem mais rápido” ? Será que era mesmo real?

Cuidado! Casco de tartaruga na pista!



Em se tratando de jogos de corrida, o Super Nintendo estava bem servido. Nunca esqueceremos dos medalhões: Top Gear, F-Zero e o clássico Super Mario Kart. Este ultimo, trouxe momentos muito legais de jogatina, com corridas bem equilibradas e muitos desafios. Mas quem nunca perdeu a primeira colocação numa corrida por causa de um maldito casco verde? E nem são só os cascos de tartaruga que dificultam a vida dos corredores de Mario Kart! São cascas de banana, raios encolhedores, fantasmas e buracos nas pistas. Nem a corrida maluca tinha tantos obstáculos assim!

Na alma!


Alguém lembra dessa expressão? Estar na alma significava ter apenas um pontinho de vida em sua barra de sangue, sendo que qualquer toquezinho já resulta numa perda de vida. Não importa qual seja o gênero, estar na alma sempre foi tenso. Mas em jogos de luta parecia ser ainda mais frustrante. Em Killer Instinct, por exemplo, era dose perder uma luta quando ambos os lutadores já estavam na alma. Ver o Fulgore dando aquele Ultra Combo fulminante e tirando nosso sonho de infância de zerar o jogo com o Sabrewolf.

Plataformas flutuantes.



Todo o jogo de aventura e ação que se preze traz as plataformas flutuantes. A equipe de pesquisas do Save Point BR fez um meticuloso estudo e comprovou que, pelo menos 90% dos gamers, já arremessaram seus controles ou aparelhos portáteis contra a parede ao errar o calculo de salto. Pior ainda era no Castlevania, que as cabeças de medusa surgem no exato momento do pulo, fazendo o pobre Simon Belmont cair e perder uma vida. Em todos os grandes clássicos você encontra esses irritantes pedacinhos de terra voadores.    


Escrito por: Lipe Vasconcelos. 











5 comentários:

  1. Sem dúvida, todos nós passamos por isso, QTE, é fo...até no Shemmue do DreamCast eu apanhava! Pulo duplo também é complicado (série Castlevania que o diga) ter que ficar com praticamente só com o calcanhar na plataforma e ainda pular duas vezes! Aja!!! Sem falar no mald...tempo, detesto jogo por tempo, fases de gelo, fogo, labirinto, puts! É enorme a lista..kkk
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. e uma frustração que não tem nem nome, errar o QTE do God of war, Jão.

    ResponderExcluir
  3. fases de te água são chatas pra burro vei!

    ResponderExcluir
  4. medusas filha da pulga, não importa o jogo elas são sempre chatas.

    ResponderExcluir
  5. Mano eu me empolgava muito naquela famosa "Fase D'agua" do primeiro Sonic, aliás, que MÚSICA!
    No GoW o pior QTE que eu me lembro era o da Hydra (só meu pai passava daquela bagaça) e a do GoW quando o Krato está voando em seu Pônei Feliz e acaba entrando em zona de guerra, e aí na ultima sequencia de QTE a difuculdade aumenta e te faz entrar em estado de tensao e POW...Morreu...é a vida :3

    ResponderExcluir