segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Joguei e não recomendo: Iron Man




Gênio, milionário, playboy, filantropo e estrela de um jogo muito ruim!



O Homem de Ferro chegou às telonas em 2008, com Robert Downey Jr dando vida ao milionário e gênio Tony Stark. Para aproveitar o sucesso do filme a Sega tratou de trazer um game baseado no mesmo, e a versão tratada aqui é para o Playstation 2. Iron Man é uma verdadeira falta de respeito: Faltou respeito com o filme em que se baseia, com os fãs do Homem de Ferro e com os usuários do PS2, que receberam um jogo mal feito, lançado apenas para faturar em cima de um vídeo game que, mesmo com poucos lançamentos em 2008, ainda possuía um grande publico. Não há dúvidas que este poderia ter sido um jogo infinitamente melhor.

O enredo segue o mesmo do filme. Tony é engenheiro de armas bélicas e dono das Industrias Stark, que desenvolve e vende armas ao exército americano. Quando é sequestrado por terroristas, no Oriente Médio, Stark vê suas armas nas mãos de pessoas ruins. Durante o sequestro vários estilhaços de vidro e ferro atingem o herói próximo ao coração, sendo salvo por um mini reator nuclear em seu peito, que evita que estes estilhaços cheguem ao coração e o matem. Após construir uma armadura e fugir do cativeiro, Stark destrói as armas no acampamento terrorista e decidi parar com a fabricação de armamentos militares. Ao melhorar a ideia de sua armadura o milionário se transforma no Homem de Ferro.

Esse é o enredo do game. Mas se você já viu filme deve ter notado que eu expliquei a história com certa pressa, de forma que a pessoa que nunca viu o longa não entenderá nada. Então, é exatamente isso que o jogo faz ao contar a trama. Você começa no cativeiro, sem entender de fato o que aconteceu e como foi parar lá. Após fugir das cavernas e destruir as armas o jogador já verá uma cena não interativa onde Tony está construindo a armadura do Homem de Ferro, também sem nenhuma explicação do que aconteceu anteriormente. Este vem sendo um dos maiores erros nesses tipos de produções, achar que o jogador, por obrigação, precisa ter assistido ao filme antes de jogar o game!

Se o jogo em si fosse interessante até poderíamos engolir a forma apressada com que a trama se desenvolve, mas o gameplay também é ridículo. Os movimentos são simples, e o jogo segue na exaustiva rotina de explodir inimigos e coisas, andar e voar por ai, sem nenhuma variação ou dificuldade. Para piorar ainda temos os controles, extremamente travados. Controlar o Homem de Ferro durante os vôos é um exercício de constante paciência, que será testada a finco em todas as fases do game.

Os gráficos também insultam de forma extrema o Playstation 2, nem os primeiros games do console eram tão mal feitos assim. Os cenários são simples e não apresentam detalhes. Os efeitos de explosão são fracos, efeitos de fumaça parecem quadradinhos demais e os personagens são tão pequenos e mal detalhados que só conseguem destacar mais ainda a cenografia genérica do game. As animações também são pobres, a armadura construída para o game não parece ter articulações, pois os movimentos são totalmente duros e sem vida. As cenas não interativas são dignas de pena, sendo humilhadas até pelas cenas de jogos do velho PSX.

Ok! Então temos uma trama mal contada, jogabilidade ruim e gráficos podres. Algo se salva nesse jogo? Em minha opinião só uma coisa empolga: No inicio da primeira fase, quando estamos escapando da caverna, a música Iron Man, do Black Sabath, toca no game. O resto da trilha sonora também toma emprestado canções vindas do filme, por isso talvez também se salve. Mas os efeitos de tela se tornam mais pobres graças à falta de impacto em sons de explosões e tiros mais realistas.

Iron Man é mais um dos muitos jogos baseados em filme que fracassam e se tornam esquecidos precocemente, e este aqui entra perfeitamente pra lista dos piores jogos já feitos pela Sega em toda a sua existência. Trata-se de uma experiência torturante, um jogo repetitivo, chato, sem grandes atrativos e mal feito. Iron Man é um exemplo perfeito de títulos que dão calafrios em qualquer desavisado que pensa estar levando pra casa um game de qualidade (eu fui um desses =( sintam dó de mim). Se você ainda tinha dúvidas, então cá estão elas sanadas. Fuja de Iron Man a todo custo! 




































































Escrito por: Lipe Vasconcelos.



3 comentários:

  1. é um joguinho meio meh. Eu tinha, e fiquei preso numa fase. Aí ví que pra sair voando mesmo é melhor ficar no Ace Combat 5 ^^.

    ResponderExcluir
  2. Cheguei a dar uma olhada no game, mas não tive coragem. Prefiro jogar Iron Man vs Mano War in Heavy Metal do Sega Saturno, é bem mais diverido. Puts! Voltei legal no tempo agora! Kkk.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Logan, entra em contato comigo pelo facebook, acesse a página da face lá que eu te adiciono no meu face pessoal. Desde já, valeu!

      Excluir