sábado, 4 de julho de 2015

Artigo: Os melhores canais de games do Youtube - Parte 1.



Os canais de games que animam o Youtube.


Quando a internet começou a crescer, isso a parti de 1997, diversos sites com variados assuntos surgiam na rede, inclusive um ótimo conteúdo sobre games. Assistir vídeos on line, por outro lado, era algo quase impossível e Youtube era algo que ninguém nem imaginava um dia existir. Hoje, em pleno 2015, vivemos o BOOM do Youtube. O que começou com um simples site para armazenar e visualizar vídeos, se tornou uma nova maneira de ver televisão. Com a criação de canais, os usuários puderam não só publicar vídeos de programas de televisão ou dvd´s, como também passaram a criar conteúdos exclusivos para o site. Hoje podemos encontrar todo tipo de canal no Youtube; culinária, dicas femininas, noticias, músicas e até talk shows feitos exclusivamente para internet.

Felizmente, os games também tiveram seu espaço nessa rede. Sabemos bem que a televisão nunca deu muito espaço para programas dedicados aos vídeo games, nem na TV aberta nem na paga. Eu, particularmente, só consigo me lembrar do Stargames e do G4 Brasil. Mas no Youtube há inúmeros canais dedicados exclusivamente ao assunto, e todo dia surgem novos.  Os conteúdos são bem pesquisados e trabalhados por seus idealizadores. Vídeos criativos e divertidos que conquistam muitos inscritos e fãs. Quer conhecer alguns desses canais e o que você vai encontrar neles? A Save Point BR separou dez canais obrigatórios para você que curte games e quer se embriagar com um conteúdo vasto sobre o assunto.

Mas nessa lista farei diferente. Como há canais com conteúdos bem específicos no amplo assunto de games, resolvi não numerar essa lista, pois não quero fazer essa coisa de julgar o canal que tem o melhor conteúdo, pois todos são muito bons. Além disso, acredito que esse tipo de coisa poderia criar até um mal estar entre os youtubers dos canais. Também não levarei em conta número de vídeos postados, nem números de inscritos ou views. O critério é somente o conteúdo do canal. Por fim, nesta lista entram apenas os canais nacionais. 

Jiraya-san!



O Jiraya-san foi um canal que descobri recentemente, pois eu gosto bastante de ver bugs, glitches e easter eggs em jogos, e essa é uma especialidade do Jiraya. Mas não é só esse tipo de vídeo presente no canal. O Jiraya-san também faz muitas listas bacanas; Chefes que adoramos matar, os save points mais bizarros dos games, as mortes mais brutais e etc. São listas bem divertidas de ver, com curiosidades bem interessantes.


Gosta de curiosidades? O Jiraya traz várias delas. Você pode ver vídeos sobre a origem dos FPS´s, jogos que causaram polêmicas, curiosidades sobre franquias famosas e etc. Um vídeo particularmente interessante é sobre o jogo Killswich, o qual eu nunca tinha visto nada a respeito. É um canal muito bacana e divertido, com um bom acervo de vídeos para quem curte curiosidades um pouco mais obscuras sobre os games.



The Vlog Games.


Já postei um vídeo desse canal aqui no blog há uns dois anos atrás. O The Vlog Games é comandado pela Solange, e esse é só um dos muitos charmes do canal. Basicamente, o canal se constitui de vídeos em formato vlog, ou seja, vídeos sem roteiros onde a Solange fala de algo relacionado a games no dia a dia ou a tecnologia. Mas o foco do conteúdo é mesmo gameplays. Sim, principalmente de games que acabaram de lançar no mercado e são muito esperados pelo grande público. Ainda há vídeos com dicas e tutoriais bem bacanas sobre os jogos do momento. Além de gameplays, o canal também fala bastante de animes, algo que a mim já não é mais tão interessante, mas que é uma boa pedida para quem curte.



Também há listas interessantes. O vídeo que postei aqui no blog tratava das dez mulheres mais gostosas dos games. Mas há outras seleções, como as de jogos proibidos, os melhores e piores jogos de diversos consoles e etc. Para a macharada de plantão, só o fato do canal ser de uma mulher já seria o suficiente para visitá-lo. Mas resumir o The Vlog Games apenas à beleza da Solange é injusto. O canal é realmente bacana, principalmente na parte de gameplays. Se você ta na dúvida sobre comprar ou não aquele jogo novo, um gameplay do The Vlog Games pode ajudar a decidir.



AssopraFitas.



O canal loko dos loko do Youtube Brasil. AssopraFitas é o canal do Gusang, um garoto muito divertido que da um tom bem cômico e singular para os seus vídeos. Como o nome já deve sugerir, o AssopraFitas é um canal bem retro, englobando vídeo games como Atari, NES, Super Nintendo, Mega Drive, Playstation, e etc. Como a própria descrição do canal fala, uma maneira mais louca de contar a história dos games.



O grande diferencial dos vídeos é o seu trabalho de edição, que deixa tudo com um toque mais divertido e profissional. O AssopraFitas já falou de franquias clássicas como; The Streets of Rage, Castlevania, Pokemon, Super Mario, Resident Evil, Mortal Kombat e etc. É quase como se fossem pequenos vídeo documentários, mas numa linguagem bem mais legal e... LOKA, do estilo do Gusang. Se você gosta de canais retro, o AssopraFitas é uma boa pedida.



Enmynest.



Ta jogando um jogo muito bom mas seu inglês é ruim? O enredo é complexo? Não entendeu por que o mocinho ficou mal no fim da história? O Enmynest é a solução! O canal traz vídeos falando de animes, curiosidades sobre bugs e easter eggs, mas o carro chefe do canal é mesmo o “enredo com spoilers”.



Nesses vídeos, o Enmynest conta com detalhes toda a trama do game, utilizando imagens do jogo e tudo mais. Geralmente são jogos de horror/survival, pois estes são os que têm as tramas mais complicadas de entender. A riqueza de detalhes é ótima, e quem assiste aos vídeos do canal não perde nada. Mas se você é do tipo que não gosta de receber spoilers, recomendo a passar longe desse ótimo canal.   



Canal 90.



Ao contrário dos canais já citados, o “Canal 90” não é exatamente dedicado a falar de games, mas pelo 70% do seu conteúdo trata sobre algo relacionado ao assunto. O “Canal 90” traz como temática os anos 90, falando sobre programas de TV, música, costumes da época e, claro, vídeo games. Uma parte da minha infância foi nessa década, então, esse canal me chamou muita atenção quando o encontrei.



Por se focar somente nos anos no 90, o criador do canal, Nogy, se limita apenas em falar dos games desta década, ou seja, da geração 8 bits ao Playstation. O conteúdo é bem bacana e nos leva a pensar e sentir como era a década de 90 na época dos jogos, falando das locadoras e até das particularidades de cada console daqueles lindos anos dourados. O Canal 90 é bem retrô, bom para quem viveu aquela era e quer recordar, como também para quem não faz ideia do que era jogar vídeo game nos anos 90.



Alguns bits.



Enquanto muitos canais produzem conteúdo informativo, o Alguns Bits segue por outra vertente. O canal é feito apenas por um cara, o Fer, e ele cria animações muito boas de vários personagens dos games. Essas animações funcionam como esquetes de humor, onde vemos lutadores do Street Fighter ou Mortal Kombat em situações cômicas e constrangedoras.



Não há muito para falar na verdade. O Alguns Bits utiliza os games para fazer muito humor, e os roteiros tem boas sacadas. Também há paródias de músicas famosas cantadas por figuras como Luige, Blanka, Sonic e etc. O canal vale à pena e garante boas risadas.



Fiaspo Games.



Por um momento pensei em não colocar o Fiaspo Games nessa lista, mas não por achar o canal ruim, ao contrário. O Fiaspo Games não foge muito do estilo do AssopraFitas. Aliás, quem conhece ambos canais, sabe que há uma parceria bem bacana entre o Gusang, Fiaspo e até outros youtubers, como Core, Nogy, Sr. Wilson e etc. E eu achei esse canal quando procurava curiosidades sobre o mundo dos games, coisa que o Fiasbo desenvolve muito bem!



Fiaspo Games também é um canal retro, mas não tão loko quanto o Gusang. O diferencial é que o Fiaspo Games costuma trazer noticias comentadas, como quando houve os rumores da possível volta de Crash Bandicoot ao Playsation 4. Há listas bem bacanas, como filmes que viraram jogos ruins, games bons que não foram famosos em seus consoles, jogos brasileiros e até um bom número de vídeos dedicados a série GTA. Outros conteúdos incluem tutorias de como gravar gameplays, homenagens a séries famosas (as do Crash são ótimas. Pra quem é fã vale a pena), lendas e mistérios dos games e etc. Quer rir bastante, então veja os vídeos onde o jovem Fiaspo comenta seu medo absoluto por jogos de terror. Outro excelente canal retrogamer que você precisa conferir.



Colônia Contra-Ataca.



O Colônia Contra-Ataca é comandado por Wilson Rafael Azevedo (O Senhor Sr. Wilson) , e assim como outros já citados na lista, é dedicado ao retrogame. O grande diferencial do Colônia é a criatividade utilizada nos vídeos. A principal atração é o Freaking Fucking Games (FFG), onde o Sr. Wilson faz análises de jogos diferentes, e quase sempre ruins. Aqui o Sr. Wilson realmente encarna um gamer irritado que berra aos quatro ventos enquanto joga um título realmente ruim. E sim, eu digo games RUINS; Superman 64, Pepsiman (sim, eu acho esse jogo uma bosta), Caveman games e até outros que já escrevi aqui no blog, como Mickey Safari in Letterland e Hong Kong 97. Os vídeos são cheios de bom humor e piadas ótimas, e ao fim de cada review, o Sr. Wilson da um parecer mais sério e técnico sobre game, de modo a não esquecer que o objetivo dos vídeos é fazer uma análise profunda e informativa sobre o jogo.



O mais interessante do Freaking Fucking Games é que cada vídeo possui um enredo de fundo com outros personagens, quase todos interpretados pelo próprio Sr. Wilson e Fresh, seu irmão. O canal tem até um vilão, o Bob, dono da empresa Vinet.  Fora o FFG, o canal ainda conta com outros quadros igualmente criativos, como o Pergunte ao Bob, Freaking Fucking Pausa pra TV, Fresh Review (área do canal comandada pelo Frash, onde ele faz reviews de jogos atuais) e etc. Os roteiros são excelentes, cheios de humor, efeitos de tela verde e edições hilárias. Não consigo lembrar de outro canal de games no Brasil que faça um trabalho igual.



Zangado Games.



Vale ou não vale à pena jogar? Essa é a principal pergunta que o Zangado, do canal Zangado Games, responde em seus vídeos. Este é um dos canais mais antigos sobre games no youtube Brasil, e um dos mais assistidos também. Para se ter uma ideia, quando o Zangado começou a fazer seus vídeos, ainda nem estava tão disseminado assim a onda de canais no youtube, os vídeos não podiam ter mais de 10 minutos. Um dos primeiros vídeos que vi de seu canal foi ainda em 2010, quando eu nem sonhava em criar a Save Point. Foi uma análise do game Dante´s Inferno.



O Zangado se limita em fazer análises de games, mas análises realmente profundas e completas, algumas que deixam até a galera da UOL jogos (Sim, eles são a Veja do editorial de games) no chinelo. Alguns de seus vídeos são tão completos que chegam a reunir vários títulos de uma só franquia, igual aconteceu com Darksiders e Fatal Frame. Esse é o tipo de canal ótimo para tirar todas as suas dúvidas antes de comprar um jogo novo. Falando em jogo novo, o Zangado sempre faz a primeira meia hora dos últimos lançamentos do mercado. Seus gameplays são comentados e muito interessantes. Provavelmente um dos canais de análise mais completos dessa lista e com um repleto número de conteúdo para assistir.



Neo TR Show.



Gosta de Nintendo e Sega? Então o Neo TR Show é o seu canal. Produzido pelo Tomás, O Neo TR Show é pra quem curte o NES, SNES, Mega Driva, Nintendo 64 e Game Boy, ou seja, super old school. O conteúdo geralmente fala de curiosidades dos games exclusivos dessas plataformas, falando bastante de Zelda, Sonic, Mario, Rareware e etc. Um prato cheio para quem curtiu intensamente esses games. Eu, como fui seguista e nintendista na minha infância, gostei bastante do conteúdo.



Para complementar mais seu conteúdo, o Neo TR Show tem muitos vídeos sobre Pokemon, principalmente da fase mais clássica do game. É justamente essa a característica do Tomás, ser tão fã de Pokemon, e o conteúdo sobre os monstrinhos de bolso também é bastante interessante.


Canal: Neo TR Show.



Escrito por: Lipe Vasconcelos.

7 comentários:

  1. Nosso velho, matéria super completa, show de bola.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por recomendar meu canal haha :]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, cara! Curto muito o trabalho do teu canal! Continue assim!

      Excluir
    2. Por nada, cara! Curto muito o trabalho do teu canal! Continue assim!

      Excluir
  3. Cara incrivel seleção. Nós pensamos de forma identica até em relação ao Fiaspo..
    Mas algumas sugestões muito boas tambem são:
    VIDEOS DE CLASSICOS: https://www.youtube.com/channel/UCYA2y62j5BK-LSd0BqYY6Fw
    VELBERAN: https://www.youtube.com/channel/UChbwE8OaITH1rhi2I0ny3Cg
    NOBREZA GAMES: https://www.youtube.com/channel/UCtfmAa6885bqcOoCZVVZXrA
    SIDÃO DO GAME: https://www.youtube.com/channel/UCNKRJBAHTjnK3y0ThOg1uNw
    REVIEWSDEGAMES: https://www.youtube.com/channel/UCkpRR3L-x6qkLoaK_A7e82Q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma parte dois a caminho... e vai ter mais desses canais. Mas de ante-mão te falo, o Sidão do Game é ótimo... tem um conteúdo muito bom!

      Excluir
    2. acrescente ai o RETROGAMING MX o único q foge da mesmice
      https://www.youtube.com/channel/UCypyvK8ImYbT9z2bP2yo7zw

      Excluir